top of page
Anchor 3
Alimentos necessários

Ração ou comida caseira ?

A DIETA
A dieta para suprir as necessidades nutricionais do cão e gato, deve conter: carboidratos, que proporcionam energia e podem também ser convertidos em gordura (lipídeos), que fornecem energia de forma mais concentrada e agem como veículo para vitaminas lipossolúveis; proteínas e minerais, importantes para o crescimento e reparo dos tecidos corpóreos; vitaminas, que ajudam a regular vários processos do organismo. Todos eles devem ser fornecidos na quantidade correta, a falta ou excesso pode comprometer a saúde do animal, principalmente se ocorrer na fase de crescimento.

A COMIDA CASEIRA
O seu maior atrativo é a palatabilidade, dificilmente é recusada quando seu conteúdo principal for a carne. A comida caseira pode se tornar um bom alimento para o seu animal de estimação se for balanceada, ou seja, formulada de maneira a conter todos os nutrientes exigidos. Já existem alimentos congelados balanceados para cães e gatos, à base de comida caseira, formulados por pessoas especializadas, infelizmente ainda não estão disponíveis em todos os mercados. Por mais difícil que seja resistir àquele olhar pedinchão ao redor da mesa, é muito importante que a base da alimentação seja a ração, fugir do cardápio uma vez ou outra pode não fazer mal, desde que não se torne um hábito e não traga futuros problemas de saúde. Nunca deixe a comida caseira à disposição por muito tempo, principalmente nos dias mais quentes, ela pode causar problemas gastrintestinais bastantes sérios.

A RAÇÃO
A ração é balanceada, ou seja, possui todos os nutrientes necessários na quantidade correta para suprir as necessidades do animal nas diferentes fases de sua vida. São anos de pesquisa, envolvendo profissionais altamente capacitados, tudo para descobrir a melhor maneira de alimentar o seu animal de estimação. Qual ração escolher? Quanto mais específica, ou seja, indicada para as diferentes fases: desmame, crescimento, adulto, lactação, e diferentes tamanhos, cães de pequeno, médio e grande porte, melhor suprirão as necessidades exigidas. Pois as exigências nutricionais na fase de crescimento, por exemplo, são bem maiores que na fase adulta, deficiências ou excessos nesta fase pode comprometer a saúde do animal para o resto de sua vida. O uso da ração também é muito prático, além de poder permanecer exposta ao meio por mais tempo, mais nunca mais do que um dia. São muito freqüentes os problemas causados por uma alimentação não balanceada. Alguns proprietários e criadores, na tentativa de alcançar estruturas perfeitas, muitas vezes fornecem excessos de minerais e vitaminas, causando problemas de conformação. Outros com pena de fornecer somente a ração acabam fornecendo somente carne. Ainda existem aqueles que acham que polenta é o melhor alimento. A alimentação não balanceada, ou seja, com falta ou excesso de nutrientes pode comprometer a saúde do animal para o resto da vida.

Anchor 2
Os benefícios que uma caminhada pode fazer para o seu animalzinho

A prática de exercícios físicos é benéfica tanto para nós humanos como também para os nossos amiguinhos de estimação.  Caminhar faz parte da rotina de qualquer cão, seja ele de qualquer raça, porte ou idade.

Durante a caminhada estamos estimulando a saúde física e mental do cão. Várias partes do organismo podem ser beneficiadas. Dentre elas podemos destacar um melhor funcionamento cardíaco, melhor funcionamento do sistema digestivo e melhor funcionamento de ossos, músculos e articulações.

As caminhadas frequentes promovem o estímulo do sistema imunológico do animal que passa a ter uma maior resistência às doenças em geral. Além disso, como durante o exercício ocorre à liberação de endorfina a qual é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, os cães passam a sofrer menos de estresse.

Por isso, não esqueça, para o bem estar do cão, terapia de cães com problemas comportamentais e tratamento de obesidade, é preciso que o animal tenha uma rotina diária de exercícios como as caminhadas. Não importa se ele é pequeno ou grande, novo ou velho, ele precisa caminhar. Para que a caminhada ocorra de forma segura, converse com o médico veterinário, que dará todas as informações necessárias para a realização correta dos exercícios.

Anchor 4
Cuidados com os medicamentos

 

Cães

 

-Medicamentos Proíbidos: 

.Diclofenaco de potássio (Cataflan®)

.Diclofenaco de sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios 

.Piridium

 

 

-Medicamentos de uso Restrito:

.Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros)

A invermectina tem amplo uso em cães, mas os raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu príncipio, apresetando sérias auterações neurológicas. 

 

 

-Medicamentos de uso Controverso:

.Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®)

.Fluororacil (Efurix®)

De uso tópico se ingerido causa grava intoxicação. Rispedorina (Risperidon)

 

 

-Medicamentos que requerem cuidado na dose:

.Metronodazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos.

.Sufla-Trimetropina (Bactrim®). Quando em dose alta podem causar displasia da medula óssea levando a anemia e hepatopatia em Labradores.

.Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causa olho seco (KCS) nos cães.

.Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor que a dose em Humanos.

 

Gatos

 

-Medicamentos Proíbidos:

.Acido acetil salicílico (Aspirina®)

.Paracetamol (Tylenol®, Anador®)

.Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina®)

.Salicilato de Bismuto (Pepto Bismol®, Peptozil®)

.Iboprofeno (Advil®)

.Piroxican (Feldene®, Inflamene®)

.Enema de fosfato (Fleet Enema®)

.Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat-O®, Ionil®, Politar®)

.Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®)

.Xampu de Acído salicílico

.Xampu de Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®)

.Peroxido de Benzoila - usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®)

.Piretóide (Antiparasitário com Butox®)

.Levamisol (Ascaridil®)

.Azatioprina (Imuram®)

.Piridium®

.Diclofenaco de postássio (Cataflan®)

.Diclofenaco de sódico (Voltaren®)

bottom of page